DEVOLUÇÕES E DIREITO DE LIVRE RESOLUÇÃO DO CONTRATO

1. DIREITO DE LIVRE RESOLUÇÃO:

  1. O Cliente dispõe de um prazo de 14 dias, a contar do dia em que adquira a posse física dos bens ou do dia em que adquira a posse física do último bem, no caso de vários bens encomendados numa única encomenda e entregues separadamente, para proceder à devolução da sua encomenda, e sem necessidade de indicar o motivo, de acordo com o disposto no nº 1 do artigo 10º do DL nº 24/2014, de 14 de fevereiro.
  2. Caso assim entenda o consumidor deve preencher e enviar via eletrónica, para o e-mail geral@motorpoint.pt, o modelo de formulário de livre resolução ou qualquer outra declaração inequívoca de resolução.
  3. Pode fazê-lo desde que o artigo se encontre nas mesmas condições em que foi vendido, em embalagem original e acompanhado de todos os acessórios que o constituem. Poderá fazê-lo da seguinte maneira:
  4. Dirigir-se a uma loja física da MOTORPOINT PORTUGAL, apresentando a fatura e guia de transporte correspondente e o comprovativo de identificação (Cartão do Cidadão).
  5. Proceder ao envio dos bens, sendo obrigatório aviso prévio por escrito e confirmação por parte da Motorpoint Portugal. Não serão aceites os bens que sejam enviados sem aviso prévio.

2. CONDIÇÕES DA DEVOLUÇÃO NO CASO DE RESOLUÇÃO DE CONTRATO:

  1. Artigos sem sinal de uso indevido, e cuja manipulação em caso algum exceda a que habitualmente é admitida num estabelecimento comercial nos termos e para os efeitos do n.º 3 do art.º 13.º e do n.º 2 do art.º 14.º do Decreto-Lei 24/2014 de 14/02.
  2. Devolução do artigo completo, com todos os seus componentes e acessórios, manual de instruções e embalagens originais em perfeito estado.
  3. Prazo de Devolução: Até ao 14º dia consecutivo, a partir do dia da entrega, nos termos do disposto no número 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei 24/2014, de 14 de Fevereiro

Reembolso: No caso de devolução, o reembolso do valor da sua compra será efetuado através do mesmo meio de pagamento que foi utilizado pelo consumidor na compra inicial e que não comporte custos para o consumidor, após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas anteriormente, tendo a MOTORPOINT PORTUGAL um prazo de até 14 dias para o efeito.

O consumidor deve devolver os bens o mais tardar 14 (catorze) dias a contar da data em que informou a MOTORPOINT PORTUGAL da decisão de resolução do contrato, tendo que suportar os custos da devolução dos bens.

Ficam excluídos do direito de resolução do contrato, não podendo o consumidor resolver livremente os seguintes contratos de:

  • Fornecimento de bens confecionados de acordo com as especificações do consumidor ou manifestamente personalizados;
  • Fornecimento de bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega. Entende-se nesta exclusão produtos embalados ou com pelicula de proteção em que se verifique a sua abertura ou violação, tais como: capacetes, botas, óculos, luvas, camisolas, coletes de proteção e outros artigos que estejam em contacto com o corpo humano e que se desaconselhe a sua reutilização por outras pessoas, por motivos higiénicos ou razões de saúde;
  • Fornecimento de bens que, após a sua entrega e por natureza, fiquem inseparavelmente misturados com outros produtos;
  • Fornecimento de gravações de áudio ou vídeo ou de programas informáticos selados, a que o consumidor tenha retirado o selo de garantia de inviolabilidade após a entrega;
  • Prestação de serviços de reparação ou de manutenção a executar no domicílio do cliente, a pedido deste (é aplicável o direito de livre resolução relativamente a serviços prestados além dos especificamente solicitados pelo cliente ou a fornecimento de bens diferentes das peças de substituição imprescindíveis para efetuar a manutenção ou reparação);
  • Prestação de serviços, quando o serviço já tiver sido prestado na sua totalidade ou quando a prestação do serviço já tiver sido iniciada, com prévio consentimento expresso do consumidor e utilizador, e com seu pleno reconhecimento e consciência, de que, uma vez que o contrato tiver sido completamente prestado pela empresa, perde o direito de desistência;
  • Fornecimento de bens ou a prestação de serviços cujo preço dependa de flutuações do mercado financeiro alheias ao controlo da empresa e que possam produzir-se durante o período de desistência;
  • Fornecimento de bens que se encontram selados em fábrica. Sendo aberto o involucro de plástico ou a capa de proteção do produto o consumidor perde o seu direito de livre resolução do contrato de fornecimento deixando de ser aceite a devolução do produto.